1952 - Nasce uma Multinacional – John Powel S.A.

A empresa iniciou suas atividades em 1952 com o objetivo de suprir uma carência de inseticidas nas frentes de combate aliadas durante os anos seguintes a Segunda Guerra Mundial. Com razão social John Powel S.A. e capital societário totalmente dinamarquês, a empresa visava o cultivo da flor de piretro e a extração de piretrina natural (matéria-prima utilizada na fabricação de inseticidas).

1955 - PBO : Pirisa Piretro Industrial S.A.

O ano de 1955 foi marcado pela entrada de um grupo de acionistas da Venezuela, que adquiriu 50% da companhia e passou a ser chamada Pirisa Piretro Industrial S.A. Após alguns anos, o grupo venezuelano comprou 100% das ações da empresa e instalou uma unidade para fabricação de butóxido de piperonila (PBO), importante sinergista utilizado na fabricação de inseticidas e defensivos agrícolas.

1977 - Brasil no controle – Pirisa Piretro Industrial S.A.

Em 1977, empresários brasileiros entram na sociedade e no mesmo ano passam a controlar o capital da organização que, desde então, passou a ser chamada PIRISA Piretro Industrial Ltda., razão social utilizada até hoje.

1980 e 1990 - Importação e Exportação

Ao longo dos anos 1980 e 1990, a Pirisa aprimorou suas técnicas de fabricação de butóxido de piperonila e as linhas de produção para terceirização de diversos tipos de produtos, tais como espirais, refil pastilha, aparelhos vaporizadores e saneantes, tornando-se uma das mais importante empresas brasileiras neste ramo. Ainda nesta mesma época, iniciou a importação e distribuição de diversos teores ativos, bem como produtos técnicos usados na formulação de inseticidas e outros produtos de limpeza. Foi também durante este período que a Pirisa construiu sua fábrica própria para formulação de inseticidas de alta concentração e outras formulações para uso veterinário, agrícola, farmacêutico e agroindustrial.

2000 - Expansão da linha de produtos.

Durante o início dos anos 2000, a empresa ampliou sua capacidade produtiva e incluiu diversos novos produtos em seu portifólio de produção, entrando assim em nichos específicos do ramo de inseticidas com a fabricação de iscas gel, inseticida líquido, fumegantes,  bloco sanitários, blocos para limpeza de roupas, blocos tira-manchas e anti-mofo, no ramo de saneantes domissanitários.

2012 - 60 Anos – Nova estrutura, novas perspectivas!


Ao completar 60 anos de atividade, no ano de 2012, a Pirisa iniciou a construção de suas novas instalações industriais e concluiu a construção de maquinário específico para produção de fibra repelente, tendo como resultado, uma das melhores máquinas a nível mundial deste tipo de produto.


"São muitos anos de planejamento, esforço e dedicação. Durante esta trajetória, passamos por muitas mudanças e buscamos estar alinhados às tendências do mercado, sempre mantendo nosso foco em atender bem nossos clientes. Agora vivemos nossa melhor fase estrutural, prontos a encarar novos desafios. E que venham os próximos 60 anos…"